Benefícios de um Projeto de Climatização

Quando bem projetado, o sistema de climatização oferece diversos benefícios para o seu local. Além do conforto, há também redução dos custos e gastos.

Segunda, 20 de abril de 2020


Um projeto de climatização tem como objetivo o correto dimensionamento de aparelhos de refrigeração e outros equipamentos para garantir o conforto térmico e entrega de documentos exigidos por normas pela legislação vigente.

Para isso o projeto abrange desde a escolha correta do aparelho, a partir de cálculos baseados nas informações do local e dimensionamento de dutos para a circulação do ar, até os mínimos detalhes como as grelhas e filtros que serão utilizados.

Menor Gasto Energético

Desde o começo, o projeto de climatização utiliza-se das variáveis e informações do local e do uso que ele terá para obter a maior eficiência possível. Com esses dados, é então feito um cálculo de carga térmica, que servirá de base teórica para os dimensionamentos do aparelho.

A partir da escolha consciente e embasada por cálculos, o aparelho certo garante menor gasto energético para a climatização necessária a cada ambiente. Um aparelho que consuma energia demais pode fazer a refrigeração correta, até excessiva em alguns casos, mas não garantirá o menor custo na conta de luz no final.

Por outro lado, um aparelho não consiga efetuar o trabalho necessário operará consumindo muita energia para fazer uma refrigeração que não será nem suficiente para o local.

Redução do Custo de Manutenção

Como é bem sabido com máquinas e equipamentos, quanto mais otimizado e planejado for o uso deles, menor será o custo de manutenção. Isso se deve pois os aparelhos em questão não funcionarão em sobrecarga e assim evitam-se problemas prematuros que necessitem de maiores revisões.

Consertos podem ser recorrentes em projetos de climatização feitos sem cálculos embasando as escolhas e preparos dos projetistas. Todas as variáveis devem ser consideradas de forma a permitir a vazão para cada ambiente. Com isso, o ar condicionado, os ventiladores e as outras máquinas térmicas operarão dentro da sua eficiência desejada e não haverá problemas devido ao mau uso.

No cenário ideal, e o qual é visado com projetos de climatização, as temperaturas corretas são atingidas e a manutenção é planejada, tornando a ocorrência de imprevistos muito menor. Isso acontece justamente devido a existência da programação tendo em vista todas os fatores do local. Negligenciando tais etapas, a manutenção pode ser um contato recorrente e com isso vêm mais gastos para a sua empresa.

Maior Produtividade de Funcionários e Atratividade para Clientes

O bem-estar dos funcionários é muito importante para garantir a produtividade dessas pessoas, além de evitar incômodos como frio excessivo ou calor demais para qualquer pessoas que transite pelo empreendimento. Dessa forma o local pode ser aconchegante e confortável. Sem isso, inconscientemente pode-se criar uma imagem errada e negativa do local. Esses dois fatores podem levar a prejuízos a médio e longo prazo para sua empresa.

Além disso, com equipamentos que funcionem corretamente e uma temperatura dos seus ambientes internos que se mostre refrescante em dias quentes, mas que também seja aconchegante e não excessivamente gélido, é possível ter um local que seja atrativo e no qual clientes queiram voltar no futuro.

Adequação à Legislação

Dois documentos são exigidos por lei para um projeto de climatização, são eles a planta baixa do local com simbologia e o memorial descritivo. Sem tais documentos não é permitido nem a instalação dos aparelhos.

A planta baixa serve como um guia para o local, no qual são incluídos símbolos corretos para cada aparelho. Também são incluídos os dados referentes ao cálculo de carga térmica, como a vazão de cada ambiente, o BTU dos aparelhos e os trajetos para circulação do ar pelos dutos.

Já o memorial descritivo é um documento no qual constam as especificações de cada um dos equipamentos e dos sistemas de refrigeração, além das variáveis do local. A partir desses dois documentos é autorizado legalmente que seja feita a instalação no local.

O projeto de climatização é um investimento que tem como objetivo não só o cumprimento de normas técnicas exigidas por lei a partir de documentos legais, mas também a diminuição de gastos no futuro. Os benefícios são de fato os exemplos do que se esperar a partir de um projeto bem planejado.

Fonte: Fluxo Consultoria


TAGS desta postagem

voltar