Qual a diferença entre deixar o ar-condicionado no modo automático e no modo refrigeração?

O ar-condicionado, diferentemente do que se pensa, não serve apenas para resfriar os cômodos onde está instalado.

Quinta, 30 de julho de 2020


Muita gente se pergunta qual a diferença entre deixar o ar-condicionado funcionando no modo automático e no modo refrigeração. O fato é que, na cabeça de muitos, esse aparelho tem a única função de refrescar o ambiente. Então, o modo automático seria a mesma coisa que deixá-lo ligado em uma temperatura mais baixa, mas isso não é verdade.

O ar-condicionado, diferentemente do que se pensa, não serve apenas para resfriar os cômodos onde está instalado. Esse tipo de equipamento serve para climatizar e tratar o ar dos ambientes, e isso não quer dizer obrigatoriamente ter que baixar a temperatura deles.

Pelo contrário, como já é bem sabido hoje em dia, existem inclusive os condicionadores de ar que fazem também o aquecimento dos ambientes. Além disso, o ar-condicionado tem a importante função de filtrar o ambiente, além de agir como um estabilizador de temperatura.

O que faz o Modo Automático do Ar-Condicionado?

Quando falamos do modo automático, estamos nos referindo a uma configuração que deixa o ar-condicionado funcionando sem “preferências”. Ou seja, sem baixar ou elevar a temperatura.

No modo automático, o ar-condicionado fica responsável por manter a temperatura estabilizada pelo padrão do ambiente. Quando acionada, essa função faz uma leitura do cômodo e a partir disso, fica mantendo uma temperatura média agradável, normalmente por volta dos 24°C.

E o Modo Refrigeração?

Já no modo refrigeração, ou “cool” no controle remoto, a função é resfriar o ambiente e você pode configurar a temperatura que quiser no aparelho, fazendo-o obedecer a esse comando. Assim você baixa ou eleva a temperatura conforme sua preferência.

Além disso, no modo refrigeração ou mesmo em outros modos específicos, como o de aquecimento, é possível configurar operações diversas, de acordo com as possibilidades oferecidas por cada modelo. Por exemplo, existem os modelos de ar-condicionado com umidificador embutido, com sistemas mais potentes de filtragem, com ventilação e assim por diante.

No modo automático, essas configurações vão seguir um padrão pré-estabelecido, normalmente seguindo algum tipo de indicação de órgãos de saúde ou regulamentação como a Anvisa.

Seja qual for o modo como você usa seu aparelho, o essencial é manter o sistema sempre em ordem, com a manutenção em dia, para não prejudicar a saúde daqueles que usufruem do ambiente climatizado.

Entre em contato conosco. Somos especialistas!

Fonte: Webarcondicionado


voltar