Importância da realização de manutenção do ar condicionado

Com o crescimento no número de aparelhos de ar-condicionado em funcionamento, é preciso ter alguns cuidados com a manutenção, para que a operação do ar condicionado ocorra da maneira esperada, garantindo o bem-estar de quem o utiliza e seu melhor desempenho.

Terça, 08 de dezembro de 2020


Para que a manutenção ocorra regularmente nos períodos necessários para os aparelhos, é preciso de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).

O PMOC é um conjunto de documentos adquiridos que faz o registro dos aparelhos e determina a periodicidade de manutenção e limpeza de cada peça do sistema de climatização.

O PMOC é obrigatório em ambientes nos quais haja aparelhos com mais de 60000 BTU, mas ambientes que tenham menos que isso também podem optar pela realização, por trazer diversos benefícios. O filtro do ar condicionado, por exemplo, é responsável por garantir a qualidade do ar, ou seja, filtra-o evitando a passagem de fungos, bactérias, ácaros e outros microrganismos. Caso a limpeza não seja efetuada no período correto, o bem-estar de quem usa pode ser prejudicado.

Outro fator auxiliado no plano de manutenção é o econômico. Apesar da necessidade de investimento com a manutenção, haverá economia no consumo de energia, porque acarretará maior eficiência energética do aparelho sem possíveis falhas causadas pelo tempo ou sobrecarga de energia consumida. Além disso, a vida útil do aparelho tende a aumentar com manutenções no tempo correto, não sendo necessário adquirir um novo.

Concluindo, serviço de manutenção é muito importante para o sistema de ar-condicionado, afim de obter um menor gasto financeiro, mas, principalmente, para garantir a saúde e o bem-estar de quem frequenta ambientes climatizados.

Para um bom Plano de Manutenção, Operação e Controle, conte com a experiência da Cestac Services. Somos especialistas.


voltar